quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Essa é para os loucos por futebol!

Ainda sobre a longa controvérsia que gerou sobre o jogo do Cruzeiro e Corinthians no Pacaembu, em que o time celeste perdeu, no placar de 1 x 0, achei interessante demais quando o cidadão lesado por seus direitos vai à luta, ainda que seja por ideiais futebolísticos, rsoss, vejamos:

Um integrante da torcida organizada TFC (Torcida Fanáti-Cruz), João Carlos Fonseca, que esteve na capital paulista para acompanhar a partida, entrou com uma ação por danos morais contra o árbitro Sandro Meira Ricci. Advogado do torcedor, Fabrício Reis, que é presidente da TFC, explicou que a ação se baseia no Estatuto do Torcedor.

“Houve uma violação do artigo 30 do Estatuto do Torcedor, que afirma que todos os jogos de futebol têm direito à arbitragem imparcial, isenta e sem pressão externa. No entanto, isso não aconteceu com Sandro Meira Ricci no jogo entre Corinthians e Cruzeiro”, disse o advogado.

Reis avalia que o fato de Sandro Meira Ricci ter nascido em Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais, impôs uma pressão sobre o árbitro. “Por ser natural de Poços de Caldas, ele sofreu pressão da imprensa paulista durante toda a semana que antecedeu a partida para não favorecer o Cruzeiro”, afirmou.

“E o que vimos foi uma arbitragem parcial e tendenciosa. Para não ser cobrado por um favorecimento ao Cruzeiro, todos os lances de dúvida foram arbitrados em favor do Corinthians”, acrescentou o advogado.

Sandro Meira Ricci é filiado à Federação de Futebol do Distrito Federal, já que para lá mudou ainda na infância. Em 18 de fevereiro de 2011, o árbitro deverá comparecer a uma audiência de conciliação no Juizado Especial Cível das Relações de Consumo de Belo Horizonte.

O torcedor cruzeirense requer indenização de R$ 110,00. O valor é referente ao gasto com transporte até à capital paulista, através de caravana da Torcida Fanáti-Cruz, além dos R$ 30,00 desembolsados pelo ingresso da partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Após a derrota para o Corinthians, a diretoria do Cruzeiro optou por protestar formalmente contra a atuação do trio de arbitragem. Entretanto, as reclamações junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra a atuação de Sandro Meira Ricci na não surtiram efeito. Em reunião com dirigentes do clube mineiro, na quinta-feira passada, a Comissão Nacional de Arbitragem manteve o parecer favorável ao árbitro.

Apesar das reclamações dos cruzeirenses, os dirigentes da Comissão Nacional de Arbitragem, Sergio Correa e Manoel Serapião Filho avaliaram que o árbitro acertou em todos os lances polêmicos da partida. Já em relação à atuação dos auxiliares, a dupla apontou cinco erros. Alessandro de Matos falhou em três lances e Roberto Braatz, em dois.

A ação de João Carlos Fonseca, porém, é movida apenas contra o árbitro. "Em entrevista à Rádio Itatiaia, antes de viajar aos Estados Unidos, Sandro Meira Ricci afirmou que era responsável por todas as ações do trio de arbitragem naquela partida", justificou Fabrício Reis.

É isso aí, alguns podem pensar que o Judiciários já tem problemas demais, e não irá perder tempo com essas coisas, mas é para isso que existem as leis, se não fosse para colocá-las em prática, o legislador teria q ser mais criterioso em seus artigos. No final das contas, há sim uma fundamentação, seja ela meio exagerada e sentimentalista por demais.

Mas tá na Lei, e esse é nosso país, viva a democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário